Quando as Catedrais eram Brancas, notas breves sobre arquitectura e outras banalidades, por Pedro Machado Costa

| Subscrever via RSS

Adenda à entrada anterior

| |





















A uma dada altura a SIC passou aquele que talvez tenha sido o melhor programa de televisão alguma vez feito. Chamava-se Of Beauty and Consolation, e constava de um conjunto de entrevistas a cientistas, historiadores, escritores e filósofos, exactamente sobre aquilo que poderiam querer dizer essas duas palavras: beleza e consolação.
As entrevistas começavam normalmente por abordagens relativamente genéricas, mas rapidamente passavam a uma espécie de exercício de desconstrução dos próprios entrevistados (lembro-me do Roger Scruton a falar da sua Estética da Arquitectura para, passados 5 minutos, descrever as memórias da sua infância, e depois falar de cavalos, para voltar à arquitectura outra vez, agora de uma forma bastante mais visceral), o que os obrigava a um gradual afastamento das suas ideias publicadas, para lhes revelar uma espécie de sensibilidade muito própria, que na maior parte das vezes se demonstrava desproporcionada, e sublime.
E no entanto - facto curioso e de algum modo surpreendente - não me lembro de nenhum deles se referir uma vez que seja à Bette Davis, nem mesmo quando falavam só de beleza e consolação.

0 comentários:

Tags