Quando as Catedrais eram Brancas, notas breves sobre arquitectura e outras banalidades, por Pedro Machado Costa

| Subscrever via RSS

A República vista por uma Monarquia

| |
















São do El Pais as primeiras imagens compreensíveis do Fundação Champalimaud. Não partilhando do entusiasmo crítico de Ana Vaz Milheiro ou de António Machado, a obra de Charles Correia será ainda assim um coisa a confirmar. Brevemente.

5 comentários:

AM disse...

vou tentar comentar com mais tempo

Francisco do Vale disse...

"Charles Correa representa uma geração de arquitectos que transformou a linguagem moderna internacional em expressões locais"... Give me a break...Puf podia ter ficado na Índia... O outro ainda diz que o turismo vai visitar aquilo! Anda tudo maluco.

AM disse...

o texto da AVM tem todo o aspecto de ter sido escrito entre as três a as quatro da madrugada, mas as palavras também não interessam tanto assim (para a arquitectura...)
de uma maneira ou de outra a arquitectura do CC "cruza" expressões internacionais com expressões locais e é por isso que é um dos autores da segunda metade do séc. passado que convém conhecer e estudar
anda tudo (tudo não, só alguns poucos que ainda acompanham isto...) anda tudo maluco porquê, F.?

Francisco do Vale disse...

Anda tudo maluco... Porque - salvaguardadas as nobres funções do edifício, que muito prezo - falam falam falam falam e não dizem nada. O facto de Charles Correa ter uma obra interessante lá fora, não pode ser considerado um atestado de competência vitalício para o que faz por cá... Muito mais quando esta obra fica ligada a várias trapalhadas no seu licenciamento. É tudo a dar palmadas nas costas... É tudo com o feijão miúdo no **.

AM disse...

obg, F.
pois é
felizmente ou infelizmente a contratação de um "peso pesado" (da arquitectura, neste caso) não é garantia de qualidade
as coisas correm mal... para não escrever outra coisa...
as trapalhadas conheço mal
só li sobre a "suspensão do PDM"... (uma "figura" - concedo - completamente parva...)
até agora limitei-me a acompanhar (com desgosto, na maior parte das vezes) a divulgação da obra por alguns média
o directo de quase 15 minutos a abrir o telejornal da rtp (que linkei no meu ODP) com referências aos descobrimentos, planos filmados do rio, entrevista à L.B. e posterior reportagem sobre o champ. achei surrealista...
a apreciação (da arquitectura) desta fund. champ., aquilo que mais me interessa, deixo para depois de uma visita

Tags