Quando as Catedrais eram Brancas, notas breves sobre arquitectura e outras banalidades, por Pedro Machado Costa

| Subscrever via RSS

Na ópera, com Madalena

| |

















Censurável, eu sei: desde novo que tinha um preconceito qualquer com da Ópera de Sidney. Achava-lhe a forma demasiado singular. Algo que faria mais sentido num porta-chaves do que num outro sítio qualquer: uma espécie de síntese anacrónica da cidade que a acolhia, esvaziada de sentido e de função.
Colocava-a, à Ópera, no mesmo pacote da Torre de Belém: uma espécie de impossibilidade, suspensa num tempo incompreensível, formalmente desligada de tudo. Oca por dentro, como aqueles bolos dos filmes, de onde saem raparigas em topless, só que sem raparigas nenhumas.

Com o passar dos anos fui, claro, olhando para o Utzon de uma outra maneira. Sem no entanto nunca saber o que é que se passava para lá da iconografia que todos estamos (des)cansados de conhecer.





















E é por isso que eu gosto (cada vez mais) de Madalena Lello: uma rapariga que sempre sai de dentro do (seu) bolo para nos maravilhar.

Desta vez são imagens da melhor arquitectura que a Ópera tem para oferecer, guardadas nas memórias do Sais-de-Prata. São duas as fotografias, da autoria de Wolfganf Sievers, que definitivamente me fazem querer ir a Sidney.

4 comentários:

Madalena Lello disse...

Agradeço a sua simpatia, mas é a Wolfgang Sievers, que morreu faz dois anos, que devemos estas maravilhosas fotografias do interior da ópera.

AM disse...

isto é o que se chama chegar com mais de meia-hora de atraso à Ópera... de Sidney...
e com uma Madalena (olá M.) a sair do seu bolo não admiram os assobios...
agora é só fazeres as "pazes" com a Torre de Belém que sempre está mais aqui à mão
recomendava-te uns pormenores mais da minha preferência mas...
uma fotos modernas (de um estranja qualquer...) com a Torre de Belém fotografada de "esguelha" também podem (no teu caso...) ajudar
a Torre de Belém é menos "oca" que certas "artistas plásticas" do nosso tempo...

Pedro Machado Costa disse...

Atraso assinalável, eu sei - que, ainda assim dispensaria o reparo. No entanto chego a tempo da segunda parte, e da grande apoteose final, seguida de um late party dinner que - como o AM tão bem sabe - é sempre a parte mais interessante da ópera, se por acaso gordas sopranos por lá deambularam.

Em relação ás modernas fotos que tanta confusão fazem ao desconfiado AM, estou (sempre) aberto a contra-propostas.

AM disse...

não são desconfianças :) são picardias e como diz o outro do almocreve: "ferros curtos" :)
pelos visto toquei nun nervo sensível :)
quanto à foto (não "fixei"...) lamento não poder ajudar...
quem sabe a Madalena...

(gordas por gordas é verdade que prefiro as sopranos...) :)))

Tags