Censurável, eu sei: desde novo que tinha um preconceito qualquer com da Ópera de Sidney. Achava-lhe a forma demasiado singular. Algo que faria mais sentido num porta-chaves do que num outro sítio qualquer: uma espécie de síntese anacrónica da cidade que a acolhia, esvaziada de sentido e de função.
Colocava-a, à Ópera, no mesmo pacote da Torre de Belém: uma espécie de impossibilidade, suspensa num tempo incompreensível, formalmente desligada de tudo. Oca por dentro, como aqueles bolos dos filmes, de onde saem raparigas em topless, só que sem raparigas nenhumas.
Com o passar dos anos fui, claro, olhando para o Utzon de uma outra maneira. Sem no entanto nunca saber o que é que se passava para lá da iconografia que todos estamos (des)cansados de conhecer.
E é por isso que eu gosto (cada vez mais) de Madalena Lello: uma rapariga que sempre sai de dentro do (seu) bolo para nos maravilhar.
Desta vez são imagens da melhor arquitectura que a Ópera tem para oferecer, guardadas nas memórias do Sais-de-Prata. São duas as fotografias, da autoria de Wolfganf Sievers, que definitivamente me fazem querer ir a Sidney.
Na ópera, com Madalena
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Arquitectura
- ArchDaily
- Arquitectura Hoje
- Arquitextos
- a Barriga de um Arquitecto
- BldgBlog
- btbW architecture
- Coffee with an Architect
- a Daily Dose of Architecture
- Entschwindet und Vergeht
- Desconexo
- Design Observer
- Designboom
- o Desproposito
- Fantastic Journal
- Islas y Territorio
- Lebbeus Woods
- Metropolis Mag
- Noticias Arquitectura
- Plano Imprevisto
- Pedro Baía (Twitter)
- Shrapnel Contemporary
- Sub Real
- del Tirador a la Ciudad
e outras
Banalidades
Arquivo
-
▼
2009
(298)
-
▼
abril
(38)
- Está bem...
- Zaha? What Else?
- Adenda á entrada anterior
- Só hoje
- O cinema, pairando
- O cinema, perdido
- 35 d'Abril
- O Mandarim
- Plano Nacional de Leitura
- O Mandarim
- Adenda à ùltima entrada
- A handful of dust
- James Graham B.
- Adenda à entrada anterior
- Alice no país das maravilhas
- Aalto aí!
- Cancer?
- Subliminar
- Ceci...
- Mais...
- Alice nas Cidades
- Look: new shoes!
- Literal
- Historicismos
- O Mandarim
- Bem me queria parecer...
- Sobre o Desenho, ainda
- Sobre o Desenho, outra vez
- Sexta-Feira Santa
- Na ópera, com Madalena
- Olhar para baixo
- O dia d'hoje
- Quando as Catedrais eram invejosas (parte II)
- Quando as Catedrais eram invejosas
- Arquitectura em Portugal
- Mind the gap!
- Direito de Resposta, seguido de Brevíssimo Ensaio ...
- Sobre o desenho
-
▼
abril
(38)
Tags
- [fev. 2009 - maio 2011]
- a.s*
- Aalto
- Adalberto Dias
- Adalberto Tenreiro
- Agostinho Ricca
- Aires Mateus
- Alexandre Alves Costa
- Alicia Guerrero Yeste
- Alison Smithson
- Alvaro Domingues
- Alvaro Leite Siza
- Alvaro Siza
- Ana Tostões
- Ana Vaz Milheiro
- Anatxu Zabalbeascoa
- André Tavares
- Angelo Invernizzi
- Anna Hering
- António Machado
- António Portugal e Manuel Reis
- Aravena
- Ariadna Cantis
- Arquitectura
- Arx
- Atelier Data
- Atelier do Corvo
- Baixa
- Bak Gordon
- Bakema
- banalidad
- Banalidades
- Barbosa e Guimarães
- Bernard Rudofsky
- Bernardo Rodrigues
- Bonet
- Braula Reis
- Bruno Baldaia
- Bruno Soares
- Buckminster Fuller
- Bunshaft
- Camilo Rebelo
- Candela
- Carlos Castanheira
- Carlos Couto
- Carlos Guimarães
- Carlos Marreiros
- Carlos Sambricio
- Carlos Sant'Ana
- Carlos Veloso
- Carrilho da Graça
- Cassiano Branco
- Charles Correia
- Charles Lee
- Chipperfield
- Cláudio Vilarinho
- Coderch
- Correia Ragazzi
- Correia Rebelo
- Cristina Diaz Moreno
- Cristino da Silva
- CvdB
- Daniel Carrapa
- David Adjaye
- de la Sota
- Delfim Sardo
- Didier Fiúza Faustino
- Diogo Aguiar
- Dulcineia Santos
- e Outras
- Efrén Garcia
- Egas José Vieira
- Eisenman
- Eládio Dieste
- Engelmann
- Enric Ruiz Geli
- Ettore Fagiuoli
- Falcão de Campos
- Federico Garcia Barba
- Fernando Guerra
- Fernando Martins
- Fernando Salvador
- Fernini
- Francisco Barata
- Francisco Castro Rodrigues
- Francisco do Vale
- Fredy Massad
- G. Byrne
- Galiano
- Gehry
- Gonçalo Afonso Dias
- Gonçalo Canto Moniz
- Gregotti
- Hasegawa
- Hejduk
- Hertzberger
- Herzog deMeuron
- Iñaki Ábalos
- Inês Lobo
- Inês Moreira
- Inquérito
- Jacinto Rodrigues
- Jean Nouvel
- João Amaro Correia
- João Belo Rodeia
- João Maia Macedo
- João Mendes Ribeiro
- João Paulo Cardielos
- João Santa Rita
- John Körmeling
- Jorge Figueira
- José Adrião
- José António Cardoso
- José Manuel Fernandes
- José Mateus
- José Miguel Rodrigues
- Judd
- Kahn
- Kaufmann
- Klerk
- Koening
- Kol de Carvalho
- Kramer
- Lautner
- Le Corbusier
- Livros
- Louis Arretche
- Machado Vaz
- Mackintosh
- Mangado
- Manuel Graça Dias
- Manuel Vicente
- Manuela Braga
- Marcos and Marjan
- Massimo Cacciari
- Melnikov
- Menos é Mais
- Mies
- Miguel Figueira
- Miguel Marcelino
- Miralles
- Moov
- Muf
- Nadir Bonaccorso
- Niemeyer
- Norman Foster
- Nuno Brandão Costa
- Nuno Grande
- Nuno Merino Rocha
- Nuno Portas
- Olgiati
- Paulo David
- Paulo Gouveia
- Paulo Mendes
- Paulo Mendes da Rocha
- Pedro Baía
- Pedro Bandeira
- Pedro Barreto
- Pedro Gadanho
- Pedro Jordão
- Pedro Jorge
- Pedro Maurício Borges
- Pedro Pacheco
- Pedro Reis
- Peter Smithson
- Pezo von Ellrichshausen
- Pietilä
- Portoghesi
- Prince Charles
- Quando as Catedrais
- Raul Martins
- Rem Koolhaas
- Ricardo Carvalho
- Richard Spence
- Rossi
- Rui Ramos
- Sáenz de Oiza
- Salgado
- Sami
- Sanaa
- Secil
- Sérgio Rodrigues
- Shulman
- Solano Benítez
- Souto de Moura
- Stefano Riva
- Steven Holl
- Stirling
- Sverre Fehn
- Teotónio Pereira
- Teresa Otto
- Tiago Mota Saraiva
- Toyo Ito
- Unidade
- Utzon
- Van den Broek
- Ventura Trindade
- Venturi
- Victor Figueiredo
- Vitor Mestre
- Vitor Piloto
- Zaha Hadid
- ZT Arq
4 comentários:
Agradeço a sua simpatia, mas é a Wolfgang Sievers, que morreu faz dois anos, que devemos estas maravilhosas fotografias do interior da ópera.
isto é o que se chama chegar com mais de meia-hora de atraso à Ópera... de Sidney...
e com uma Madalena (olá M.) a sair do seu bolo não admiram os assobios...
agora é só fazeres as "pazes" com a Torre de Belém que sempre está mais aqui à mão
recomendava-te uns pormenores mais da minha preferência mas...
uma fotos modernas (de um estranja qualquer...) com a Torre de Belém fotografada de "esguelha" também podem (no teu caso...) ajudar
a Torre de Belém é menos "oca" que certas "artistas plásticas" do nosso tempo...
Atraso assinalável, eu sei - que, ainda assim dispensaria o reparo. No entanto chego a tempo da segunda parte, e da grande apoteose final, seguida de um late party dinner que - como o AM tão bem sabe - é sempre a parte mais interessante da ópera, se por acaso gordas sopranos por lá deambularam.
Em relação ás modernas fotos que tanta confusão fazem ao desconfiado AM, estou (sempre) aberto a contra-propostas.
não são desconfianças :) são picardias e como diz o outro do almocreve: "ferros curtos" :)
pelos visto toquei nun nervo sensível :)
quanto à foto (não "fixei"...) lamento não poder ajudar...
quem sabe a Madalena...
(gordas por gordas é verdade que prefiro as sopranos...) :)))
Enviar um comentário