Quando as Catedrais eram Brancas, notas breves sobre arquitectura e outras banalidades, por Pedro Machado Costa

| Subscrever via RSS

Look: new shoes!

| |
















Charles Correia, David Adjaye, Janeiro 2006, via BBC

Repare-se: não tenho nada, mesmo nada, contra a existência de um pensamento Politicamente Correcto.
Parecia-me no entanto bastante mais correcto saber que as apostas que vamos fazendo para as nossas cidades (Museu dos Coches, Africa.cont, Fundação Champalimaud) passassem por processos mais devedores daquela tradição democrática onde, norma geral, as escolhas são feitas com base na reflexão, e não apenas (e só) na intuição.

Concordemos: ultimamente a intuição não tem dado assim tão bons resultados, pois não?

[ps. Clarificação (Politicamente Correcta) àqueles (poucos) que não perceberam (ou perceberam mal) a fina ironia do headline: a piada vem daqui.]

5 comentários:

alma disse...

gosto da sua fina ironia :)

Quanto à fundação champas.. até tem graça :) é um projecto feio pago com dinheiro feio :)

AM disse...

é cedo para julgar as obras
a do CC por exemplo, parece-me ter muito de recomendável (e algumas para desconfiar)
críticas, por enquanto, só mesmo para o "processo"...

Pedro Machado Costa disse...

Muito de recomendável?

AM disse...

deixa lá começar a coisa que logo comento
assim à partida e ainda que mais nada, tem a autoria de um magnífico arquitecto (o que como sabemos não é garantia de coisa nenhuma, mas eu também não falei em "garantias" pois não!?...)
acho que basta passar os olhos por aquelas curvas, por aqueles buracos, por aqueles pátios, para comecar a sonhar (com esperança...) por alguma arquitectura...

Pedro Machado Costa disse...

Pode ser que seja simples preconceito meu. Pode ser.

Tags