Quando as Catedrais eram Brancas, notas breves sobre arquitectura e outras banalidades, por Pedro Machado Costa

| Subscrever via RSS

Da hereditariedade e dos seus equívocos

| |

Sabendo de casos em que a hereditariedade terá dado os seus frutos - como aliás nos recordou há bem pouco tempo Tiago Borges com os casos Rudolf/Valerio Olgiati, Jean/Bernard Tschumi, a que se podem acrescentar os nomes de Eliel / Eero Saarinen -, resta saber qual a melhor forma de lidar com o contrário disso. Quer dizer: o que fazer quando a hereditariedade se transforma num logro?















Centro Cultural Avilés, Esp., Ana Maria Niemeyer, 2008 [em construção]

Vem isto a propósito do pretenso projecto de Oscar Niemeyer para o Museu de Arte Contemporânea de Ponta Delgada, e da [infeliz] confirmação que a autoria de tão grosseiro esboço pertence a Ana Maria Niemeyer.
Para além de neta do arquitecto e directora da fundação com o mesmo nome, Ana Marie é, aparentemente, responsável pelos mais recentes projectos do atelier Niemeyer, entre os quais o Centro Cultural Internacional de Avilés, nas Asturias, que por acaso até é parecido com o futuro museu na ilha de São Miguel. O rol de trabalhos de Ana Maria é tão impressionante quanto trágico.

Não sabendo o que fazer com tamanha fac[h]ada [nas costas de Óscar], resta-nos imaginar que a futura colecção do Museu de Ponta Delgada incluirá pinturas de Paloma Picasso e instalações de Zoe Nauman.

2 comentários:

AM disse...

é a endogamia meu caro
a "ordem" até dedicou uma coisa em forma de "estudo" a isso...
alguma coisa havia de ficar na arquitectura brasileira do "sangue tuga"...

Piedade Lalanda disse...

Quem entende a arquitectura como linguagem do espaço construído, expressão das identidades, resposta intemporal às necessidades humanas, culturais e sociais, dificilmente entende o delírio deste falso projecto.
Onde está a defesa do património, a recuperação de edifícios e a função social desta autarquia, que abusa dos projectos sem recurso à figura do concurso público, que apresenta ante-projectos e esquissos sem avaliar dos impactos ambiental e social, para não falar do visual?

Tags