Quando as Catedrais eram Brancas, notas breves sobre arquitectura e outras banalidades, por Pedro Machado Costa

| Subscrever via RSS

Beyond vs. Behind

| |























One Step Beyond, 1979, Madness (via Odp)

Assistia, com entusiasmo, à resenha do percurso de Pedro Gadanho, apresentada pelo próprio a um grupo de estudantes da Elisava: Post Rotterdam, Space Invaders e Pancho Guedes, intervalados pela Ellipse Foundation ou por aquela casa com ares de poder ser capa da Frame, finalizando com a Beyond. A propósito da variedade e variabilidade dos trabalhos que se nos deparavam, consciente da sua aparente heterodoxia, Gadanho avançou com a tese na qual o exercício do pensamento arquitectónico apenas poderá ser eficaz se distanciado da prática quotidiana de atelier. Quer dizer: a teoria da arquitectura só se torna uma evidência para aqueles que, como o autor, não se obrigam a passar os seus dias embrulhados nos normais constrangimentos de quem faz projecto. Sendo esse desfasamento que permite questionar a prática, e alterá-la.

Quando chegou a minha vez de falar, só pensava que se algum dia tivesse, como Gadanho, a minha própria revista de arquitectura em inglês, chamar-lhe-ia, certamente, Behind. Entenda-se: não seria propriamente uma revista de história - tema esse que para Gadanho, como para qualquer progressista - parece ser de somenos importância - mas uma coisa dedicada exactamente a explicar de que forma é que nos projectos de arquitectura se estabelece o significado da própria disciplina.

O mais curioso no entanto é o (aparente?) paradoxo: entre as coisas que Gadanho apresentou e os poucos projectos que explicámos, contabilizei seis trabalhos partilhados; todos eles pouco dados a discórdias.
O que me faz concluir que a forma das coisas não estará propriamente limitada aos seus conteúdos. Muito menos à forma de os comunicar.

3 comentários:

AM disse...

ODP, de teoria, não percebe nada mas a capa e o disco do "one...", são maravilhosos
os rapazes tem disco novo, muito recomendável, pelo que li
agora vou ali voltar a ouvir o vinil...

alma disse...

:)Manifesto:
o AM do ODP que se apresenta aqui tão modesto é o maior eXpert em interdisciplinaridade...

AM disse...

oh :) lol :) que disparate :)
sabe, não sabe :) mas eu vou-lhe contar :) que ODP fez os trabalhinhos de casa (na net, claro) :) e decobriu, achou :) que isto da interdisciplinary (oh, lol) :) é outra (how interdisciplinary of me...) :) que é da segunda metade da década de 30!!!??? :)))
(com raízes nos gregos :) segundo parece...) :)
giro :) isto de dataram as palavras :) não lhe parece!? :)
o talento para a teoria é coisa mais para malta mais "precoce"...
daquela que antecipa trend's académicas ditas intelectuais e outra baboseiras que tais :)
primeiro, e antes :) que mãe ou pai: interdisciplinaridade! :)))

Tags