Há coisas que não se parecem com nada: numa das estradas da ilha de S. Miguel repousa uma casa (julgo que é uma casa) que é, na verdade, um barco. Um barco empinado sobre a terra.
Este barco, esta casa, está bastante afastado do oceano, pelo que desconfio que a coisa não é fruto do acaso.
[Para aqueles que não fazem a mínima ideia de qual casa me estou a referir – pelo menos aqueles que têm a minha idade - a imagem mais próxima que vos posso oferecer é a do Barco de Chanquete, que dava guarida ao barbudo pescador da série de televisão espanhola.]
La Dorada: el barco de Chanquete, Verano Azul, 1981
Ora, do mesmo modo, desconfio que a Casa do Voo dos Pássaros, tal como a Capela do Céu e a Casa da Nuvem Flutuante, não é (são) fruto do acaso. Os três projectos revelam a insensatez de quem faz arquitectura por puro empenho dos sentidos; como que o mundo todo se explicasse pela arquitectura.
O desenho do tecto da Capela do Céu é deixado ao livre arbítrio das nuvens atlânticas, que atravessam os Açores quase sem dar por isso. A Casa da Nuvem Flutuante é uma espécie de exercício taxinómico da arquitectura: desventra-se o seu interior, para se revelar que a disciplina tem a capacidade de se ultrapassar a ela própria. E a Casa do Voo dos Pássaros confirma a hipótese da ânsia do Capitão Ahab ainda existir: correr atrás da baleia branca, como se isso fosse o único propósito da (sua) existência.
Receio que algum dos três projectos, num dia longínquo, se possa confundir com a Casa/barco que tão estranhamente julgamos cada vez que por lá passamos. Mas este risco, entre o patético e o sublime, sempre foi a natureza mais interessante que o pensamento teve para oferecer.
Moby Dick, John Huston, 1956.
Quando ao seu autor, duas hipóteses lhe vislumbramos: perseguir eternamente a Baleia Branca ou parecer nela, enliado na teia de cordames que ele próprio tem vindo a tecer em sua volta.
Qualquer dos fins será, sempre, um belo princípio.
A Trágico-Maritima e outras histórias
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Arquitectura
- ArchDaily
- Arquitectura Hoje
- Arquitextos
- a Barriga de um Arquitecto
- BldgBlog
- btbW architecture
- Coffee with an Architect
- a Daily Dose of Architecture
- Entschwindet und Vergeht
- Desconexo
- Design Observer
- Designboom
- o Desproposito
- Fantastic Journal
- Islas y Territorio
- Lebbeus Woods
- Metropolis Mag
- Noticias Arquitectura
- Plano Imprevisto
- Pedro Baía (Twitter)
- Shrapnel Contemporary
- Sub Real
- del Tirador a la Ciudad
e outras
Banalidades
Arquivo
-
▼
2009
(298)
-
▼
maio
(34)
- Da Sofia, ainda
- Adenda à entrada anterior
- Breviário das Sofias de quem gosto
- A Internacional
- Da tendência para a reclinação e do seu desejo
- Da hermenêutica
- Rectificação à entrada anterior
- Entretanto, por terras do Mandarim
- Hertzberger
- Regresso à Bouwkunde
- Ainda sobre piromaniacos
- Artes do Ofício
- Dos piromaniacos e d'outros perigos
- Jeanne d'Arc
- Mas o que fazer quando tudo arde?
- Jeanne d'ARC?
- Nero?
- 13 de Maio
- Inquérito à Arquitectura Popular em Portugal #2
- Vanity Affair
- Vanity Fair
- A Regra do modelo
- Lugares perfeitos
- O Terreiro: passo
- Quando as Baleias eram Brancas
- A Trágico-Maritima e outras histórias
- Arquitectura suicidária
- A espera
- A Purga
- O Cinema, paraíso
- O Cinema, paraíso
- Preencher (como n) o passado
- O cinema, perdido
- Crítica de Arquitectura
-
▼
maio
(34)
Tags
- [fev. 2009 - maio 2011]
- a.s*
- Aalto
- Adalberto Dias
- Adalberto Tenreiro
- Agostinho Ricca
- Aires Mateus
- Alexandre Alves Costa
- Alicia Guerrero Yeste
- Alison Smithson
- Alvaro Domingues
- Alvaro Leite Siza
- Alvaro Siza
- Ana Tostões
- Ana Vaz Milheiro
- Anatxu Zabalbeascoa
- André Tavares
- Angelo Invernizzi
- Anna Hering
- António Machado
- António Portugal e Manuel Reis
- Aravena
- Ariadna Cantis
- Arquitectura
- Arx
- Atelier Data
- Atelier do Corvo
- Baixa
- Bak Gordon
- Bakema
- banalidad
- Banalidades
- Barbosa e Guimarães
- Bernard Rudofsky
- Bernardo Rodrigues
- Bonet
- Braula Reis
- Bruno Baldaia
- Bruno Soares
- Buckminster Fuller
- Bunshaft
- Camilo Rebelo
- Candela
- Carlos Castanheira
- Carlos Couto
- Carlos Guimarães
- Carlos Marreiros
- Carlos Sambricio
- Carlos Sant'Ana
- Carlos Veloso
- Carrilho da Graça
- Cassiano Branco
- Charles Correia
- Charles Lee
- Chipperfield
- Cláudio Vilarinho
- Coderch
- Correia Ragazzi
- Correia Rebelo
- Cristina Diaz Moreno
- Cristino da Silva
- CvdB
- Daniel Carrapa
- David Adjaye
- de la Sota
- Delfim Sardo
- Didier Fiúza Faustino
- Diogo Aguiar
- Dulcineia Santos
- e Outras
- Efrén Garcia
- Egas José Vieira
- Eisenman
- Eládio Dieste
- Engelmann
- Enric Ruiz Geli
- Ettore Fagiuoli
- Falcão de Campos
- Federico Garcia Barba
- Fernando Guerra
- Fernando Martins
- Fernando Salvador
- Fernini
- Francisco Barata
- Francisco Castro Rodrigues
- Francisco do Vale
- Fredy Massad
- G. Byrne
- Galiano
- Gehry
- Gonçalo Afonso Dias
- Gonçalo Canto Moniz
- Gregotti
- Hasegawa
- Hejduk
- Hertzberger
- Herzog deMeuron
- Iñaki Ábalos
- Inês Lobo
- Inês Moreira
- Inquérito
- Jacinto Rodrigues
- Jean Nouvel
- João Amaro Correia
- João Belo Rodeia
- João Maia Macedo
- João Mendes Ribeiro
- João Paulo Cardielos
- João Santa Rita
- John Körmeling
- Jorge Figueira
- José Adrião
- José António Cardoso
- José Manuel Fernandes
- José Mateus
- José Miguel Rodrigues
- Judd
- Kahn
- Kaufmann
- Klerk
- Koening
- Kol de Carvalho
- Kramer
- Lautner
- Le Corbusier
- Livros
- Louis Arretche
- Machado Vaz
- Mackintosh
- Mangado
- Manuel Graça Dias
- Manuel Vicente
- Manuela Braga
- Marcos and Marjan
- Massimo Cacciari
- Melnikov
- Menos é Mais
- Mies
- Miguel Figueira
- Miguel Marcelino
- Miralles
- Moov
- Muf
- Nadir Bonaccorso
- Niemeyer
- Norman Foster
- Nuno Brandão Costa
- Nuno Grande
- Nuno Merino Rocha
- Nuno Portas
- Olgiati
- Paulo David
- Paulo Gouveia
- Paulo Mendes
- Paulo Mendes da Rocha
- Pedro Baía
- Pedro Bandeira
- Pedro Barreto
- Pedro Gadanho
- Pedro Jordão
- Pedro Jorge
- Pedro Maurício Borges
- Pedro Pacheco
- Pedro Reis
- Peter Smithson
- Pezo von Ellrichshausen
- Pietilä
- Portoghesi
- Prince Charles
- Quando as Catedrais
- Raul Martins
- Rem Koolhaas
- Ricardo Carvalho
- Richard Spence
- Rossi
- Rui Ramos
- Sáenz de Oiza
- Salgado
- Sami
- Sanaa
- Secil
- Sérgio Rodrigues
- Shulman
- Solano Benítez
- Souto de Moura
- Stefano Riva
- Steven Holl
- Stirling
- Sverre Fehn
- Teotónio Pereira
- Teresa Otto
- Tiago Mota Saraiva
- Toyo Ito
- Unidade
- Utzon
- Van den Broek
- Ventura Trindade
- Venturi
- Victor Figueiredo
- Vitor Mestre
- Vitor Piloto
- Zaha Hadid
- ZT Arq
12 comentários:
Que saudades do Piranha...:)
apenas para ilustrar melhor este post e para que os saudosistas se consolem...http://www.veranoazul.org/?p=12
João Miguel Mesquita
bastava ter clickado na imagem...
meu caro, nem por isso,embora partilhemos o mesmo mundo global, e a mesma filosofia nesta imensa rede que é a Internet, nem todos usamos os mesmos sistemas operativos, e todos podemos optar por não ter determinadas ferramentas o que fiz foi colocar uma foto que permitisse um aceso limpo e esclarecedor ao teu post. Só mesmo numa de ajudar, mas tal e qual como diz o outro, jamé o voltarei a fazer...a ver vamos...
convêm não esquecer o melhor trabalho de Bernardo Rodrigues: a Casa da Passara que Passa - CdPqP
para (re) ver em:
http://odesproposito.blogspot.com/2008/05/inditos-de-bernardo-rodrigues-1.html
JMM: é só um flash: nada que não se arranje por aqui ou por aí.
AM: não esqueçemos. Nem nada.
simões: Piranha? Saudades é da Bea...
interessantes deambulações :)))
conheço o tal barco/casa em último suspiro de um naufrágio :) penso que era de um holandês (talvez pirata saudosista) apareceu nos bons tempos do expresso uma foto da mesma do Topê ferreira no principio dos anos 90...
ui...a bea...:)
Como cliente que encomendou a Bernardo Rodrigues o projecto da Casa da Núvem Flutuante afirmo que após muitas conversas (algumas à volta de um bife Alcides) resultou num projecto pleno de satisfação para os clientes e tanto quanto sei, também, para BR. Quanto ao resto, caro Pedro Costa, discutir numa próxima visita à ilha.
poderemos
Caro Vitor Marques: é sempre um prazer ler um patrocinador de Ahab's. E isto é, obviamente, um cumprimento. Falaremos concerteza. Embora prefira, por razões eminentemente pragmáticas , o bife do Aliança. Em troca exigirei uma visita ao tal vôo dos pássaros.
Enviar um comentário