Praça do Comércio, via BicLaranja
Parece ingenuamente pobre este novo projecto para o Terreiro do Paço. aquele desenhado do pavimento, aquele eixo tautológico que só serve para banalizar o óbvio. O que, claro, nos leva a concordar com as críticas que lhe são feitas um pouco por todo o lado.
Parece pobre - menos ingénuo, embora - esta condução do processo: desde a encomenda do projecto a Bruno Soares - sem qualquer tipo de concurso público -, ao modo como este foi apresentado à cidade - sem qualquer tipo de cretério. O que, claro, nos leva a concordar com as críticas que lhe são feitas um pouco por todo o lado.
Parece pobre, excessivamente pobre, esta maneira de lidar com os cidadãos. E de (re)fazer cidade. Ingénua ou não.
Muito já foi já dito e escrito sobre o assunto. Com excepção de um pequeno pormenor: é que de facto houve um Concurso Público para o Terreiro do Paço, lá para o final dos anos 90. Desse concurso saiu uma proposta vencedora, da autoria da dupla Pedro Pacheco e José Adrião.
Nesse processo houve o envolvimento da Ordem dos Arquitectos (na altura respondia por outro nome: Associação dos Arquitectos), da Câmara Municipal de Lisboa, de Júris, de Arquitectos, de Equipas de Projecto, de Vereadores. Houve dinheiros públicos gastos. Houve discussão. Houve possibilidade de escolha. Houve decisão.
Pergunta-se então: qual foi a utilidade desse concurso público? Dessa Ordem dos Arquitectos? Dessa Câmara Municipal? Desse Júri e desses arquitectos? Dessas Equipas de Projecto? Desses Vereadores? Desse gasto de dinheiros públicos? Dessa discussão? Dessa possibilidade de escolha? Dessa Decisão?
O Terreiro: passo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Arquitectura
- ArchDaily
- Arquitectura Hoje
- Arquitextos
- a Barriga de um Arquitecto
- BldgBlog
- btbW architecture
- Coffee with an Architect
- a Daily Dose of Architecture
- Entschwindet und Vergeht
- Desconexo
- Design Observer
- Designboom
- o Desproposito
- Fantastic Journal
- Islas y Territorio
- Lebbeus Woods
- Metropolis Mag
- Noticias Arquitectura
- Plano Imprevisto
- Pedro Baía (Twitter)
- Shrapnel Contemporary
- Sub Real
- del Tirador a la Ciudad
e outras
Banalidades
Arquivo
-
▼
2009
(298)
-
▼
maio
(34)
- Da Sofia, ainda
- Adenda à entrada anterior
- Breviário das Sofias de quem gosto
- A Internacional
- Da tendência para a reclinação e do seu desejo
- Da hermenêutica
- Rectificação à entrada anterior
- Entretanto, por terras do Mandarim
- Hertzberger
- Regresso à Bouwkunde
- Ainda sobre piromaniacos
- Artes do Ofício
- Dos piromaniacos e d'outros perigos
- Jeanne d'Arc
- Mas o que fazer quando tudo arde?
- Jeanne d'ARC?
- Nero?
- 13 de Maio
- Inquérito à Arquitectura Popular em Portugal #2
- Vanity Affair
- Vanity Fair
- A Regra do modelo
- Lugares perfeitos
- O Terreiro: passo
- Quando as Baleias eram Brancas
- A Trágico-Maritima e outras histórias
- Arquitectura suicidária
- A espera
- A Purga
- O Cinema, paraíso
- O Cinema, paraíso
- Preencher (como n) o passado
- O cinema, perdido
- Crítica de Arquitectura
-
▼
maio
(34)
Tags
- [fev. 2009 - maio 2011]
- a.s*
- Aalto
- Adalberto Dias
- Adalberto Tenreiro
- Agostinho Ricca
- Aires Mateus
- Alexandre Alves Costa
- Alicia Guerrero Yeste
- Alison Smithson
- Alvaro Domingues
- Alvaro Leite Siza
- Alvaro Siza
- Ana Tostões
- Ana Vaz Milheiro
- Anatxu Zabalbeascoa
- André Tavares
- Angelo Invernizzi
- Anna Hering
- António Machado
- António Portugal e Manuel Reis
- Aravena
- Ariadna Cantis
- Arquitectura
- Arx
- Atelier Data
- Atelier do Corvo
- Baixa
- Bak Gordon
- Bakema
- banalidad
- Banalidades
- Barbosa e Guimarães
- Bernard Rudofsky
- Bernardo Rodrigues
- Bonet
- Braula Reis
- Bruno Baldaia
- Bruno Soares
- Buckminster Fuller
- Bunshaft
- Camilo Rebelo
- Candela
- Carlos Castanheira
- Carlos Couto
- Carlos Guimarães
- Carlos Marreiros
- Carlos Sambricio
- Carlos Sant'Ana
- Carlos Veloso
- Carrilho da Graça
- Cassiano Branco
- Charles Correia
- Charles Lee
- Chipperfield
- Cláudio Vilarinho
- Coderch
- Correia Ragazzi
- Correia Rebelo
- Cristina Diaz Moreno
- Cristino da Silva
- CvdB
- Daniel Carrapa
- David Adjaye
- de la Sota
- Delfim Sardo
- Didier Fiúza Faustino
- Diogo Aguiar
- Dulcineia Santos
- e Outras
- Efrén Garcia
- Egas José Vieira
- Eisenman
- Eládio Dieste
- Engelmann
- Enric Ruiz Geli
- Ettore Fagiuoli
- Falcão de Campos
- Federico Garcia Barba
- Fernando Guerra
- Fernando Martins
- Fernando Salvador
- Fernini
- Francisco Barata
- Francisco Castro Rodrigues
- Francisco do Vale
- Fredy Massad
- G. Byrne
- Galiano
- Gehry
- Gonçalo Afonso Dias
- Gonçalo Canto Moniz
- Gregotti
- Hasegawa
- Hejduk
- Hertzberger
- Herzog deMeuron
- Iñaki Ábalos
- Inês Lobo
- Inês Moreira
- Inquérito
- Jacinto Rodrigues
- Jean Nouvel
- João Amaro Correia
- João Belo Rodeia
- João Maia Macedo
- João Mendes Ribeiro
- João Paulo Cardielos
- João Santa Rita
- John Körmeling
- Jorge Figueira
- José Adrião
- José António Cardoso
- José Manuel Fernandes
- José Mateus
- José Miguel Rodrigues
- Judd
- Kahn
- Kaufmann
- Klerk
- Koening
- Kol de Carvalho
- Kramer
- Lautner
- Le Corbusier
- Livros
- Louis Arretche
- Machado Vaz
- Mackintosh
- Mangado
- Manuel Graça Dias
- Manuel Vicente
- Manuela Braga
- Marcos and Marjan
- Massimo Cacciari
- Melnikov
- Menos é Mais
- Mies
- Miguel Figueira
- Miguel Marcelino
- Miralles
- Moov
- Muf
- Nadir Bonaccorso
- Niemeyer
- Norman Foster
- Nuno Brandão Costa
- Nuno Grande
- Nuno Merino Rocha
- Nuno Portas
- Olgiati
- Paulo David
- Paulo Gouveia
- Paulo Mendes
- Paulo Mendes da Rocha
- Pedro Baía
- Pedro Bandeira
- Pedro Barreto
- Pedro Gadanho
- Pedro Jordão
- Pedro Jorge
- Pedro Maurício Borges
- Pedro Pacheco
- Pedro Reis
- Peter Smithson
- Pezo von Ellrichshausen
- Pietilä
- Portoghesi
- Prince Charles
- Quando as Catedrais
- Raul Martins
- Rem Koolhaas
- Ricardo Carvalho
- Richard Spence
- Rossi
- Rui Ramos
- Sáenz de Oiza
- Salgado
- Sami
- Sanaa
- Secil
- Sérgio Rodrigues
- Shulman
- Solano Benítez
- Souto de Moura
- Stefano Riva
- Steven Holl
- Stirling
- Sverre Fehn
- Teotónio Pereira
- Teresa Otto
- Tiago Mota Saraiva
- Toyo Ito
- Unidade
- Utzon
- Van den Broek
- Ventura Trindade
- Venturi
- Victor Figueiredo
- Vitor Mestre
- Vitor Piloto
- Zaha Hadid
- ZT Arq
2 comentários:
seria interessante ouvir a opinião de Pedro Pacheco e José Adrião ou da OA...
para o peditório da utilidade da OA já dei...
a conclusão não foi famosa...
olá pedro. na terça, 26, existirá apresentação do projecto na ordem. seria uma altura interessante para ser discutida a ingenuidade do projecto... e a (menos) ingenuidade do processo. eu vou.
Enviar um comentário